Especialidade >> Eletroconvulsoterapia (SECTINC Ecoville)

Apresentação

É um tratamento médico com finalidade terapêutica altamente eficaz em vários quadros psiquiátricos e extremamente seguro. Consiste na estimulação de todo o cérebro através de uma corrente de elétrons, para provocar um processo de revitalização neuroquimica nos neurônios a partir da criação de uma onda de despolarização sincrônica.

O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico do Hospital, por uma equipe de profissionais treinados e qualificados (Psiquiatra, Anestesista, Enfermeiro e auxiliares de sala). Quando necessário é acompanhada por um membro de equipe, do hospital, na especialidade de cardiologia, neurologia ou neurocirurgia.

O tratamento é realizado, inicialmente numa média de 08 vezes, em sessões nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde (início às 13:00h).

A estimulação cerebral, pela passagem de uma corrente de elétrons, selecionada, de intensidade medicinal, varia de paciente para paciente, entre 0,1 a 0,8 ampérès, durante um período de tempo entre 0,25 a 2,0 milisegundos. A anestesia geral e o relaxante muscular têm duração máxima de até 5 minutos. A monitorização da onda de despolarização do cérebro – numa mesma direção e de sentido único – é realizada simultaneamente pelo EEG. Ela tem duração máxima de 60 segundos. Quando não cede espontaneamente, antes de completar este tempo, é interrompida através da administração de medicamentos.

No passado, pela não utilização da anestesia e do relaxante muscular o paciente apresentava contrações musculares com movimentos típicos de uma convulsão epileptiforme. Daí o nome de Eletroconvulsoterapia.

Durante todo período o paciente é monitorado com eletrocardiograma, oxímetro de pulso – espécie de dedal que mede a concentração de oxigênio no sangue, Pressão arterial, freqüência cardíaca e pulso. Recebe ventilação assistida através de uma mascara de oxigênio desde o início até o fim do procedimento. O tempo desde o início até o fim da sessão dura em média 15 minutos. Ao término o paciente aguarda mais 10 minutos na sala de recuperação da anestesia, até ter condições de alta.

Indicações

Geral
A indicação da ECT está baseada numa combinação de fatores, incluindo:

Diagnóstico
Natureza e severidade da sintomatologia
História de tratamentos
Considerações de riscos e benefícios das opções viáveis de tratamento
Preferência do paciente

Indicação de primeira escolha :

Quando há necessidade de resposta rápida e definitiva tanto do ponto de vista médico como Psiquiátrico
Quando o risco com outras modalidades de tratamento é maior do que com ECT
História de resposta pobre ao uso de drogas e/ou boa resposta prévia ao ECT
O paciente prefere a ECT


Indicações de segunda escolha:

Fracassos em tratamentos anteriores
Os efeitos adversos que são inevitáveis, os quais são considerados menos severos com a ECT
Deterioração das condições do paciente

Principais diagnósticos:

Depressão Maior
A ECT é efetiva em todos subtipos de Depressão Maior Unipolar, incluindo a Depressão Maior, Episódio Simples, Depressão Recorrente Maior, Distúrbio Afetivo Bipolar sem outra especificação(SOE).

Mania
A ECT é efetiva em todos subtipos de mania, incluindo o Distúrbio Afetivo Bipolar SOE.

Esquizofrenia e Outras Psicoses Funcionais
A ECT é efetiva durante a fase aguda dos Distúrbios Esquizofrênicos, na Catatonia ou quando a sintomatologia afetiva é mais proeminente. É também efetiva nos Distúrbios Esquizoafetivos ou em Psicoses Atípicas.

Síndromes Cerebrais Orgânicas
A ECT pode ser eficaz no manejo dos Distúrbios Organomentais Severos e em condições psicóticas com sintomatologia similar aos da Psicose Funcional ou no tratamento de delírios de várias etiologias incluindo os delírios de origem tóxica ou metabólica.


Distúrbios Médicos

O efeito neurobiológico da ECT pode beneficiar o tratamento de um pequeno número de distúrbios médicos incluem:

Catatonia secundária a medicamentos
Crises convulsivas intratáveis
Síndrome Neuroléptica Maligna
Doença de Parkinson (Particularmente com o fenômeno de liga-desliga).

Contra-Indicações

Não existem contra-indicações absolutas na ECT.


Situações de Risco Substancial

Definido como aquelas situações nas quais a ECT está associada com elevados índices de Morbidade e Mortalidade:

Lesões Cerebrais que ocupam espaço ou outras condições que aumentam a pressão intracraniana
Infarto do Miocárdio recente com instabilidade de função cardíaca
Hemorragia cerebral recente
Sangramentos, aneurisma ou malformações
Deslocamento de Retina
Feocromocitoma
Risco anestésico



Efeitos Adversos

Efeito Cognitivo: durante o período de tratamento e nas semanas seguintes, alguns pacientes podem apresentar prejuízo nas habilidades de aquisição de novas informações. Este aspecto da memória denomina-se memória de Retenção, caracterizada pela habilidade de reconhecer, reaprender ou rememorar material previamente apreendido. Ela subdivide-se em Memória de Retenção imediata e Tardia. A que pode sofrer um prejuízo, ainda que temporário é a Memória de Retenção Imediata.
Náusea, dor-de-cabeça quando ocorrerem devem ser tratadas com antieméticos e analgésicos comuns.
Dores Musculares podem ocorrer logo em seguida à sessão de ECT pela ação do relaxante muscular; cedem rapidamente sem necessidade de tratamento.

Avaliações Pré-ECT

Os pacientes com indicação para ECT sempre realizam um consulta com o Psiquiatra, Médico Chefe do Serviço de ECT através da marcação de uma “consulta de Triagem”, podendo esta ser realizada em seu consultório Particular ou no ambulatório do INC.


Consulta de Triagem

Consiste em. Investigação médica completa, Psiquiátrica e neurológica.

As investigações obedecerão às particularidades de cada caso.

(Quando o paciente vier encaminhado por outros profissionais, deverá vir de preferência com uma descrição objetiva da Anamnese, mencionando a medicação que o paciente está usando atualmente e, se o serviço profissional for Psiquiatra, deverá incluir também o número de aplicações solicitadas/previstas, para o caso. Normalmente é solicitado um número de 08 aplicações, e uma reavaliação da necessidade de continuar a aplicação, pelo clínico responsável pelo paciente, com o parecer do serviço da necessidade de mais aplicações ou não, até um máximo de 20 aplicações.). Solicitação de Exames Complementares. Avaliação de medicamentos de uso atual


Rotina

Hemograma Completo
Glicemia de Jejum
Investigação Função Renal e metabólica: Uréia, Creatinina, Sódio e Potássio.
Investigação Função Hepática. Transaminases (TGO, TGP) e Gama-GT;
Investigação Coagulação Sangüínea. TAP/KPTT
Investigação Função Tireoideana - TSH, T3 e T4.

Avaliação Neurológica

Os pacientes deverão ser avaliados por neurologista que procederá mais detalhadamente a avaliação neurológica complementada com estudo de Tomografia cerebral contrastada ou pela imagem de ressonância Magnética. Fornecerá Laudo autorizando o paciente para realização da ECT ou não, com descrição dos riscos se houver.


Avaliação Cardiológica

Os pacientes deverão ser avaliados por Cardiologista, para investigação da função cardíaca. A investigação, a exemplo na neurológica deverá afastar as situações de risco substancial, controle de alterações da pressão arterial em pacientes hipertensos, e de outras situações que forem necessárias. Também emitirá parecer autorizando ou não o procedimento, bem como detalhando as situações de risco.


Nota: As avaliações com neurologia e cardiologia, de preferência, deverão ser realizadas com profissionais do serviço, tanto pela sofisticado nível de equipamentos à investigação armada como da qualidade e familiaridade dos profissionais com a ECT.


Avaliação Oftalmológica


Quando houver suspeita de problemas oculares e/ou doenças oftalmológicas prévias tais como o Glaucoma de ângulo, entre outros.


Avaliação Odontológica

O exame da cavidade bucal é importante porque quando da aplicação do estímulo ocorre a oclusão forte das mandíbulas. Desta forma é importante a avaliação de próteses e do estado de conservação dos dentes. O serviço possui um protetor próprio que é lavado e esterilizado para uso nos pacientes. Mas caso o paciente prefira poderá solicitar ao Dentista que confeccione um protetor de silicone na medida de sua arcada dentária superior.


Avaliação pré-anestésica

Segue o protocolo do serviço para pacientes submetidos à anestesia geral. Esta avaliação contém analise de todos os exames realizados, a história de anestesias, orientações gerais para o preparo de cada sessão.


Preparo do Dia

Uma vez que o paciente esteja em condições de submeter ao tratamento, tendo atendido às orientações Clínicas e anestesiológicas, ele deverá começar o tratamento em jejum de 08 horas, com a bexiga vazia e os cabelos limpos e secos, procurando não lavá-los com condicionadores e cremes faciais (para reduzir a resistência).


Equipamento

Aparelho da marca MECTA, modelo SR-1.


Libera uma corrente constante, de onda quadrada bidirecional, com estímulo de pulso breve.

Equipado com visor de cristal liquido que informa as fases e processo do tratamento. Proporcionando um registro de visão alfa numérica de autoteste e do tratamento registrando toda ECT em uma folha.

Apresenta dois canais para registro e monitorização simultâneos do eletrocardiograma e eletroencefalograma, possibilitando registros antes, durante e depois do tratamento.

Dispositivos de seleção dos parâmetros do Estimulo com flexibilidade no ajuste para regulagem da Amplitude de pulso, freqüência, duração e intensidade da corrente, individualizada e especifica para cada paciente.



Médico chefe do serviço de ECT

Dr. Nelson de Andrade Oliveira

Médico Psiquiatra

F. (41) 3274-8148 Cel. 8416.6547


Atendimento:

Consultório Particular, 2ª a 6ª feira de 13:00 às 19:00h

Ambulatório INC, 6ª feira das 10:00 às 12:00h

nelsonao@click21.com.br e sectinc@inc-neuro.com.br

Corpo clínico

voltar

Localização Facebook - INC

 

Responsável Técnico: Dr André Giacomelli Leal | CRM 21874

INC - INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA
R. Jeremias Maciel Perretto, 300 - Ecoville - Curitiba - PR
Fone/Fax: (41) 3028-8545 - e-mail: ouvidoria@inc-neuro.com.br

copyright © INC - Todos os direitos reservados

hidea.com